Como ter Sorriso na voz?

30 janeiro 2017
Comentários  0

Em cursos técnicos de locução para rádio, é comum os alunos serem solicitados a colocarem sorriso na voz. Esse pedido também é recorrente a locutores profissionais, pelas agências. Esse termo parece ser facilmente compreendido pelos fonoaudiólogos, que trabalham junto ao professor de locução. No entanto, para o estudante ou locutor que não o faz com naturalidade, não é uma tarefa simples “sorrir” enquanto fala. Normalmente, ao buscar o sorriso, o locutor carrega sua fala de tensão, sorrindo com os lábios de forma estática, não permitindo ser influenciado vocalmente, nem emocionalmente.

O grande segredo está na modulação de fala que temos quando estamos alegres ou empolgados com alguma coisa. Mais do que “mostrar” os dentes, quando sorrisos, variamos o tom de nossa fala, a modulação da nossa voz e agimos livremente com todo o corpo.

Imagine você contando a um amigo como foi uma festa, como conseguiu um novo emprego ou como conheceu sua paquera…Nesse momento todo seu corpo e voz estão orgânicos, expressando-se livremente, com emoção, sorriso e principalmente uma modulação de fala que demonstra empolgação com variação de ritmo, de ênfases e velocidade de fala.
Outro ponto importantíssimo tem a ver com sua ressonância! Quando estamos felizes ou querendo alegrar alguém, usamos ressonância alta ou equilibrada. Não dá pra manter o “vozerão” com ressonância lá embaixo, no peito e querer mostrar empolgação, né? Semana que vem tem post sobre ressonância!

Assim, o primeiro passo para ter sorriso na voz é se observar. Não copie os outros, nem tente fazer uma voz bonita. Observe-se com amigos e pessoas queridas como está seu corpo-voz-emoção alinhados.
Outra dica é: deixe seu corpo falar junto com sua voz, mantenha ao menos uma mão livre para se movimentar, apontar, gesticular!

Por fim: aqueça sua voz, trabalhando sua ressonância equilibrada e assim demonstrando alegria e emoção!
Se ainda assim, achar que precisa ter mais naturalidade, indico cursos com esse tema. Darei sugestões na fun page Clã – Expressão e Arte 
Ou ainda poderá fazer um processo de Coaching Vocal, que cuidará da sua performance de voz profissional. Dê uma olhada:
Coach Vocal

Dúvidas? Escreva pra mim: luana@luanacurti.com.br

Beijos e muitos motivos para sorrir

Luana Curti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *